Aproveite as férias e realize seus exames na Radioclínica!

A saúde é o bem mais importante que existe – apesar de muitas pessoas não a terem como prioridade. Com a rotina corrida, os cuidados mais básicos acabam passando despercebidos. Porém, com a proximidade das férias, é possível priorizar nossa saúde e bem estar!   

O tempo livre permite que os principais exames preventivos e de rotina sejam realizados com tranquilidade. A recomendação dos procedimentos, geralmente anual, é feita conforme gênero e idade do paciente. Veja como se prevenir!    

Mantenha seus exames em dia!   

Os exames não são apenas uma forma de descobrir doenças e complicações graves. Esses recursos são preventivos, uma vez que muitas patologias inicialmente não apresentam sintomas ou dores.   

Quando os procedimentos são realizados periodicamente, é possível detectar alterações e doenças ainda em estágio inicial. Essa detecção permite que o paciente se cure de quadros graves que podem ser fatais.  

Conheça os principais exames de rotina!  

Os exames de imagem são recursos essenciais para detectar alterações, lesões e anormalidades, diagnosticando doenças de diferentes ordens. Porém, seus resultados devem ser aliados com dados clínicos e laboratoriais.   

O verdadeiro check-up inclui muitos procedimentos, como exames de urina, sangue (colesterol, hemograma, ureia etc), de próstata e medição arterial. Porém, a solicitação irá depender de quadro para quadro. Raio-x de tórax, ultrassons variados e a mamografia – no caso das mulheres – são procedimentos vistos como essenciais para quase todos os pacientes. Confira detalhes sobre esses exames:  

  • Ultrassom  

Transvaginal, tiroide, abdômen, mamas: o uso do ultrassom é eficaz no rastreamento e detecção das mais variadas patologias. Sem radiação, o exame utiliza ondas sonoras de alta frequência e transdutores com gel para criar as imagens da parte de investigada. O método é fundamental para detectar qualquer alteração no corpo.  

  • Raio-x de tórax  

O pulmão, o coração e toda a região torácica são locais acometidos por uma vasta gama de doenças. A realização do raio-x de rotina é altamente recomendada, especialmente entre os idosos. O exame é feito em pé, de frente para o aparelho, utilizando radiação ionizada para detectar anormalidades ou lesões no tórax.   

  • Mamografia   

Obrigatório para mulheres com mais de 50 anos, esse tipo de raio-x é essencial na prevenção e detecção do câncer de mama. Através da compressão dos seios no mamógrafo, é possível localizar cistos, lesões e nódulos suspeitos. A mamografia detecta até mesmo tumores minúsculos, aumentando as chances de cura. 

Passo a passo para realizar seus exames!   

Fazer um exame não é algo burocrático. Mas, envolve alguns detalhes que são muito importantes! Desde a requisição médica até o término no procedimento é necessário se ater aos detalhes. Siga essas recomendações:   

1. Pedido médico  

Confira bem o que está escrito na requisição para evitar realizar exames semelhantes! O seu pedido deve ser objetivo, legível e sem rasuras. Converse com o médico.   

2. Operadoras de saúde  

Antes de fazer qualquer procedimento, confirme a autorização do exame junto com a sua operadora de saúde, se for o caso. O pedido também deve condizer com o pedido médico.   

3. Agendamento dos exames   

Ao agendar o exame, lembre-se de retirar todas as dúvidas necessárias e se certificar sobre os preparos necessários. Anote bem horário e localização da clínica para evitar erros! 

4. Questionário  

Alguns exames costumam exigir que o paciente preencha um formulário. Isso leva cerca de 15 minutos. Responda com responsabilidade e organize-se para chegar a tempo!   

5. Protocolo   

Após a realização, a clínica dará um protocolo, com login e senha, para que o paciente acesse o laudo via internet. Guarde bem os documentos, especialmente o número protocolar.   

Agende seus exames na Radioclínica!  

A nossa equipe realiza procedimentos de imagem de forma humanizada e cuidadosa. Todos os três principais exames citados acima podem ser realizados na Radioclínica. Entre em contato e retire todas suas dúvidas!   

Posts Recentes

Categorias

A Radioclínica foi fundada em 1995 e representa uma sociedade de médicos radiologistas que atua no segmento de serviços de diagnóstico por imagem na cidade de Uberlândia.

Tem alguma dúvida, depoimento ou qualquer outro ponto? Deixe um comentário abaixo!