Se outubro foi o mês rosa, dedicado às campanhas de prevenção ao câncer de mama, novembro é o mês azul, dedicado à prevenção do câncer de próstata. Surgida na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é no dia 17 de novembro, a intenção da campanha é alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce dessa e outras doenças masculinas.

O calendário de atividades do Novembro Azul conta com diversas ações em todos os estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação, entre outros.

A SBU – Sociedade Brasileira de Urologia recomenda, em seu site, que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar e homens negros) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, com periodicidade anual.

A prática desses exames preventivos está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença. Mas, caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, os médicos podem indicar exames de imagem, tais como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia transretal, entre outros, a fim de finalizar o diagnóstico e definir o tratamento. Verificada a presença de tumor, a biópsia poderá identificar se ele é maligno ou benigno.