Tipos de ultrassom na gravidez!

A gravidez é um momento especial para qualquer mulher. Hoje em dia, o acompanhamento médico já se inicia antes mesmo da concepção do feto, com o planejamento gestacional. Entretanto, são os procedimentos de imagens feitos no decorrer da gravidez que informarão sobre a saúde da mamãe e do bebê.   

O ultrassom – também conhecido como ultrassonografia – é o exame mais importante nessa etapa. Com diferentes finalidades, ele deve ser realizado por todas as gestantes ao longo dos 9 meses. Saiba mais sobre o procedimento e descubra ainda a importância do ultrassom na gravidez!   

O que é ultrassom e como ele é realizado?   

Seguro para mãe e bebê, o ultrassom é um exame indolor, sem efeitos colaterais e livre de radiação. Seu diferencial está em captar imagens em tempo real, permitindo a observação do feto.   

Para isso, um transdutor com gel é utilizado, emitindo e captando ondas sonoras que formam imagens em contato com a barriga.   

Qual a importância do ultrassom na gravidez?   

O exame permite acompanhar o desenvolvimento e saúde do feto, além de analisar as condições e riscos da própria gestação. A grávida deverá realizar o ultrassom pelo menos três vezes: a cada trimestre gestacional. Em cada um é possível avaliar diferentes informações. Confira:   

1º trimestre (entre 11ª e 14ª semana):   

  • Datar a idade gestacional;  
  • Detectar a quantidade de fetos;  
  • Determinar o tipo de gestação gemelar – em caso de mais bebês;   
  • Avaliar a translucência nucal, o ducto venoso e osso nasal no bebê;
  • Investigar, com o doppler nas artérias uterinas da mãe, possíveis sinais da Doença Hipertensiva gestacional (DHEG);
  • Confirmar onde o óvulo foi fecundado.  

2º trimestre (perto da 20ª semana):   

  • Avaliar o crescimento do bebê;   
  • Avaliar o desenvolvimento de órgãos;   
  • Descobrir o sexo;   
  • Identificar possíveis más formações e doenças – como alterações cardíacas, Síndrome de Down e hidrocefalia.  

3º trimestre (entre 34ª e 37ª semana):   

  • Avaliar novamente o desenvolvimento geral do bebê;
  • Avaliar a posição do bebê;
  • Localizar e graduar a placenta;
  • Analisar, através do doppler, as artérias uterinas e o bem estar fetal;
  • Avaliar o nível de líquido amniótico.    

Os tipos de ultrassom na gravidez  

Porém, existem até cinco tipos de ultrassons que podem ser feitos ao longo desses trimestres. Veja com mais detalhe:   

Ultrassom Transvaginal  

Considerado o ultrassom inicial, é realizado geralmente entre 6 e 10 semanas. Serve para datar a gestação e avaliar a posição de saco gestacional, identificar a presença de hematomas, o número de fetos e também se a gestação é gemelar ou múltipla.  

Ultrassom morfológico de primeiro trimestre   

Feito entre 11 e 13 semanas, é uma alternativa mais detalhada. Esse é o primeiro exame de rastreamento do feto, já conseguindo identificar alterações nos cromossomos. Com o uso de Doppler é possível medir a pressão arterial materna identificando risco da pré-eclâmpsia.  

Ultrassom morfológico de segundo trimestre   

Feito entre 20 e 24 semanas, o exame marca a segunda avaliação do bebê, avaliando crescimento e desenvolvimento. O tamanho do colo do útero também é investigado indicando risco de parto prematuro.   

Ecocardiografia fetal com Doppler colorido  

Este exame cardíaco é recomendado entre 20 e 24 semanas para detalhar coração, vasos e vias de saída do bebê.  

Ultrassom obstétrico com Doppler  

Exame realizado no terceiro trimestre entre 32 e 36 semanas avaliando posição fetal, quantidade de líquido amniótico e peso do feto. Com o Doppler avalia-se a circulação placentária e oxigenação fetal.  

Outros exames para grávidas!  

Logo no início da gestação muitos exames laboratoriais também são solicitados às pacientes, como triagem sanguínea, sorologia para detecção de doenças, dosagem de TSH e T4 livre, entre outros.   
 
No final da gestação, esses mesmos procedimentos podem ser repetidos, dando ênfase ao hemograma, sorologia e pesquisa de estreptococos de Grupo B. Em alguns casos, dependendo dos resultados dos ultrassons, outros exames de imagens podem ser solicitados ao longo dos 9 meses, como uma tomografia computadorizada.  

Agende seu ultrassom da gravidez na Radioclínica!   

Cada gestação é única e somente o médico pode orientar a gestante. Porém, se você busca por atendimento humanizado, agende já seu ultrassom e demais exames em nossa clínica.   

Posts Recentes

Categorias

A Radioclínica foi fundada em 1995 e representa uma sociedade de médicos radiologistas que atua no segmento de serviços de diagnóstico por imagem na cidade de Uberlândia.

Tem alguma dúvida, depoimento ou qualquer outro ponto? Deixe um comentário abaixo!