Um dos principais marcos da luta contra o câncer de mama no Brasil e no mundo, o Outubro Rosa dedica todo o mês a conscientização, prevenção e diagnóstico da doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são cerca de 58 mil casos de câncer de mama por ano.
Autoexame
Dados do INCA também indicam que os primeiros indícios da doença foram percebidos pela primeira vez pela própria mulher, em 66,2% dos casos. Pela mamografia ou outro exame de imagem em 30,1%; profissionais de saúde, em apenas 3,7%.
Esse é um dado muito interessante! Conhecer as próprias mamas é um fator crucial para essa realidade em que a maior parte das mulheres percebem os primeiros sinais de mudanças. Quando conhece suas mamas, a mulher pode perceber alterações e comunicar o seu médico.
A dica é fazer o autoexame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Nas mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito no mesmo dia de cada mês.
De frente ao espelho, fique atento a mudanças, como saliência, enrugamento, achatamento ou sensação de dureza.
Durante o banho, apalpe cada seio, com um braço levantado e colocado atrás da cabeça. Verifique se há corpos estranhos, formatos irregulares e se os mamilos expelem algum líquido avermelhado ou anormal.
Já deitada, toque a mama com a dedos em formato espiral, verificando se há protuberâncias ou engrossamento do tecido da pele.
Ainda assim, o autoexame não substitui o procedimento médico. Procure o médico, caso encontre qualquer anormalidade. O exame físico que deve ser feito por um profissional de saúde qualificado e a partir disso, verificar o que de fato é.
Exame
A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detecção precoce do câncer, ou de qualquer alteração nas mamas, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, ou seja, muito pequenas. A partir dos 35 anos, é indicado que o exame seja feito a cada dois anos. Já a partir dos 50 anos, a frequência deve ser anual.
Quero parabenizar a equipe Radioclínica, hoje minha filha de 5 anos, fez uma ressonância. Previsão de entrega do laudo era pra dia 04, e o laudo foi digitalizado no mesmo dia, recebemos o resultado com 3 horas após o exame. Parabenizo também a enfermeira Denia, que nos recebeu da melhor forma, desde o primeiro contato com a clínica, para agendarmos o exame, até o termino, ou até a entrega do laudo. Estávamos em momento de ansiedade e preocupação, e ela nos proporcionou confiança, para que tudo desse certo, assim como deu. Denia você fez toda a diferença. Continuaremos a preferência por essa turma. Fica aqui, o meu muito obrigada equipe.