A Radioclinica implantou em Uberlândia o primeiro mamógrafo digital da cidade e região. A qualidade das imagens geradas nesta avaliação, com nitidez e contraste, possibilita uma boa visualização das estruturas mamárias, auxiliando os diagnósticos e as possibilidades de tratamento e cura.

Na mamografia digital as imagens captadas pelos Raios-X são transmitidas diretamente para o computador, onde ficam armazenadas. Por ser um arquivo digital, o radiologista poderá ampliar, modificar o enquadramento, ou ainda melhorar o contraste para comparar com exames anteriores, facilitando o diagnóstico.

A mamografia deve ser feita anualmente, como rotina, por todas as mulheres com mais de 40 anos. O exame pode ser antecipado para mulheres com 35 anos, desde que estejam no “grupo de risco”: aquelas pacientes com casos na família antes dos 50 anos ou com outros parentes de primeiro grau com câncer de ovário ou ainda história familiar de câncer de mama masculino.

Como se prevenir?

Toda mulher deve realizar o autoexame, mas isso não substitui o exame clínico feito pelo médico ou a mamografia.

Incluir a mamografia em uma rotina regular de exames pode ser um passo fundamental na luta contra o câncer da mama.

Vantagens da Mamografia Digital

  • Mais conforto para as pacientes;
  • Mais agilidade no procedimento;
  • Melhor definição de imagens;
  • Possibilidade de ajustes para melhorar a visualização das imagens;
  • Armazenamento digital.

Sala de mamografia humanizada

Juntamente com o novo mamógrafo veio a vontade de criar um espaço dedicado ao conforto da mulher nesse exame, que é tão importante mas traz alguns medos e angústias principalmente naquelas que o fazem pela primeira vez.

A Radioclínica tem uma sala de mamografia com iluminação , decoração , som e perfume ambiente que ajuda a paciente a relaxar durante o exame, reduzindo a sensação de medo e a contração muscular que dificulta o posicionamento da mama no aparelho. Além disso, nossas técnicas são treinadas para apoiar e conversar com a paciente durante todo o exame, fazendo a compressão mamária de acordo com a medida suportada por cada mulher.

O câncer de mama, apesar de todo o avanço tecnológico da medicina, ainda se mantém como uma questão crucial na saúde da mulher, e a melhor arma continua sendo o DIAGNÓSTICO PRECOCE.