O Agulhamento de Mama é simplesmente uma marcação pré-operatória de uma determinada lesão suspeita e que não é palpável, isto é, sentida ao exame clínico, e que necessite de uma investigação adicional através de cirurgia. O objetivo é colocar um marcador (fio metálico) no interior ou o mais próximo possível da lesão a ser operada. Isso permite que o cirurgião siga o fio guia até a ponta para que essa lesão possa ser retirada.

O Agulhamento de Mama também pode ser feito através do ultrassom ou da mamografia. O procedimento dura cerca de 20 a 30 minutos e necessita apenas de anestesia local.

Quem Deve Fazer o Procedimento?

O procedimento é feito quando solicitado pelo médico, que através de avaliações e exames anteriores determina a necessidade do agulhamento.

Quando é indicado?

O agulhamento ou localização de lesões mamárias será solicitado sempre que exista uma lesão na mama que não seja palpável, isto é, sentida ao exame clínico, e que necessite de uma investigação adicional através de cirurgia.

É necessário algum preparo?

Não é necessário nenhum preparo específico. Mas existem algumas recomendações, tais como:

  • Não usar talco, creme ou desodorantes na região das mamas e axilas;
  • Tomar banho antes de vir à clínica, pois o curativo não poderá ser molhado;
  • Trazer um top de ginástica ou soutien firme e, de preferência, vir com blusa abotoada na frente;
  • Solicitar que alguém a acompanhe no dia do procedimento. Você deverá ficar com os braços em repouso até o momento da cirurgia.

Os cuidados após o exame serão informados pelo médico que realizá-lo.

Posts Recentes

Categorias

A Radioclínica foi fundada em 1995 e representa uma sociedade de médicos radiologistas que atua no segmento de serviços de diagnóstico por imagem na cidade de Uberlândia.

Tem alguma dúvida, depoimento ou qualquer outro ponto? Deixe um comentário abaixo!

  1. Ana 19 de fevereiro de 2017 at 18:12 - Reply

    E obrigatorio fazer o agulhamento?Fiz mamografiA e constatou na mama esquerda calcificacao,deu nivel 3,aguardo resposta

  2. cirurgia das mamas 22 de março de 2017 at 10:22 - Reply

    excelente, muito bom

  3. Valéria Alves 2 de maio de 2018 at 09:08 - Reply

    Bom dia.
    Irei realizar um procedimento de agulhamento dia 07 desse mês as 11 hrs e a biópsia esta marcada p o dia seguinte, ou seja, dia 08 as 9 hrs.. Existe alguma recomendação, alguma orientação especial uma vez q ficarei com o fio por longas horas?
    Att.
    Valéria