Existem alguns cuidados básicos a serem tomados ao fazer um exame de Ressonância Magnética. Isso porque, apesar de não usar radiação, a ressonância funciona como uma espécie de ímã, razão pela qual as pessoas que têm metais no corpo devem tomar cuidado.

A atração entre o ímã da RM e o metal pode causar incômodo ou até mesmo lesão, se o metal estiver na região a ser examinada. No caso da tatuagem, por exemplo, como a tinta de algumas delas contém metais, é preciso usar uma toalha úmida sobre o desenho durante o exame para que não haja risco de queimaduras.

Já aqueles que possuem implante eletrônico, o maior risco é a sua desprogramação, causada também pelo campo magnético. O marca passo, por exemplo, pode ser reprogramado com os parâmetros iniciais, perdendo as configurações (como sensibilidade e frequência cardíaca mínima e máxima) ideais para o paciente. Nesse caso, o exame é contraindicado; quem tem marca-passo, neuro-estimulador ou implante ocular não pode fazer ressonância magnética, a não ser em raras exceções, dependendo da área a ser examinada, e também conforme decisão do médico.

Veja alguns exemplos do que exige cuidado ao fazer o exame:

– Aparelho nos dentes
– Piercing
– Maquiagem definitiva
– Maquiagem que contém metais
– Pino na perna
– Tatuagem

Algumas outras condições são contra indicadas:

– Marcapasso cardíaco
– Clipes metálicos de aneurisma cerebral
– Implantes eletrônicos e auditivos
– Neuro-estimuladores
– Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intraoculares para catarata)
– Algumas próteses metálicas

Somente o médico poderá avaliar se sua situação o impede ou não de passar pelo exame. Portanto, caso lhe seja solicitado um exame de ressonância, é importante informar ao médico sobre qualquer uma dessas condições para que ele possa tomar as devidas providências ou contraindicar o exame dependendo do caso.

Posts Recentes

Categorias

A Radioclínica foi fundada em 1995 e representa uma sociedade de médicos radiologistas que atua no segmento de serviços de diagnóstico por imagem na cidade de Uberlândia.

Tem alguma dúvida, depoimento ou qualquer outro ponto? Deixe um comentário abaixo!

  1. Mônica de carvalho 6 de março de 2017 at 23:08 - Reply

    Vou. Colocar marca passo agora no final de março de 2017 tenho um pincerg no clitoris e preciso tirar por causa do marca passo

  2. Felipe 2 de abril de 2017 at 19:00 - Reply

    Bacana.

  3. Ricardo 15 de maio de 2017 at 18:46 - Reply

    Boa noite, faz 1 mês que fiz uma tatuagem no braço esquerdo, cor preta no braço todo, qual o tempo para que eu possa fazer o exame ( Ressonância magnética)?

  4. Cláudia 17 de agosto de 2017 at 10:43 - Reply

    Fiz ressonância D joelhos e esqueci d tirar o piercing da orelha e ainda usei um abafador tem algum perigo a minha saúde ou autera o resultado do exame?

  5. Kedma Karen 7 de janeiro de 2020 at 18:58 - Reply

    Vou fazer uma ressonância abdominal, preciso tirar o piercing da orelha?

  6. Fátima Lima 11 de dezembro de 2020 at 11:34 - Reply

    Boa tarde! Meu nome é Fátima,tive aunerisma celebral em 2002, foi feita a cirurgia, e o médico colocou dóis pinos na minha cabeça, na época ele falou pra mim não fazer ressonância magnética, porque eu morreria na máquina.
    Agora me apresentou outros problemas no ouvido e no ombro, esses novos médicos querem fazer ressonância magnética, porque mostraria melhor o meu problema.
    Foi atrás do médico que disse que eu não podia fazer ressonância, qual foi a minha surpresa ele deu uma carta autorizado fazer a ressonância magnética, por favor me ajude, os pinos não é titanio. Desde já fico agradecida

  7. Vanessa da Consolação maia 28 de fevereiro de 2021 at 22:54 - Reply

    Tenho piercing nas orelhas e amanhã vou fazer uma ressonância magnética existe alguma contra indicação?