4 Exames que devem ser realizados na menopausa!

A menopausa é um acontecimento muito falado dentro do universo feminino. Afinal, essa fase da vida é um processo natural que acontece no corpo da mulher, mas ainda assim é bastante incomodo. Além disso, as mudanças no organismo ficam evidentes durante essa transição.

Por isso, é fundamental que as pacientes realizem exames periódicos para acompanhar sua saúde e ainda prevenir doenças hormonais ou demais patologias. Saiba como ocorre a menopausa e quais cuidados tomar!

O que é menopausa?

A menopausa é uma fase transitória na vida da mulher de meia idade, onde ela passa da vida reprodutiva para a não reprodutiva. O período é caracterizado pela última menstruação e pelo início do período de infertilidade da mulher.

Na grande maioria dos casos, isso acontece devido às alterações e quedas hormonais. Durante a menopausa a produção dos hormônios femininos – conhecidos como estrogênio e progesterona – vão tornando os ciclos menstruais cada vez mais irregulares, até que os ovários perdem as suas funções por completo.

Além da queda hormonal, outros fatores também podem implicar no acontecimento da menopausa. São eles:

• Insuficiência ovariana primária;
  • Remoção do útero;
  • Realização de quimioterapia ou radioterapia;
  • Outras causas indefinidas.

Menopausa não é climatério!

Muitas pessoas confundem esses dois momentos. Porém, existem diferenças significativas entre ambos os termos. O climatério é o nome científico que se dá para todo o período de transição feminino. Ele se inicia desde as primeiras alterações hormonais, mas segue até o período pós-menstrual. Ou seja, a menopausa acontece durante o climatério.

Quais são os sintomas da menopausa?

Esse momento sensível pode ocorrer a partir dos 40 anos. Entretanto, é entre os 48 e 51 anos que a maioria dos casos costuma ser registrados. Essa fase feminina apresenta muitos sintomas que podem, inclusive, afetar o psicológico das pacientes. Tudo variar conforme o corpo da mulher. Veja quais são esses sintomas:

• Alterações menstruais;
  • Ansiedade;
  • Aumento na porosidade dos ossos;
  • Baixa autoestima;
  • Baixa da libido;
  • Cabelos finos;
  • Calor, conhecido como fogacho;
  • Coceiras;
  • Depressão e irritabilidade;
  • Diminuição dos seios;
  • Dores de cabeça;
  • Flacidez da pele;
  • Ganho de peso;
  • Insônia;
  • Metabolismo lento;
  • Pele seca;
  • Sudorese.

Existem ainda sintomas que são mais raros, como calafrios, fadiga, incontinência urinária, falta de memória e até o surgimento de espinhas. Fique atenta aos sinais!

Quais os exames devem ser realizados?

Diagnosticar o período de menopausa é algo simples para o ginecologista. Portanto, não é necessário que nenhum exame específico seja realizado. Porém, como as mudanças hormonais trazem alterações e riscos de doenças para a mulher, é muito importante que alguns procedimentos sejam feitos periodicamente. Exames de imagens, por exemplo, são essenciais e devem ser feitos pelo menos uma vez ao ano. Veja quais realizar na menopausa:

1. Ecografia pélvica

O exame por ultrassom permite analisar toda a região, investigando alterações no útero, colo de útero e ovários. Com ele é possível diagnosticar cânceres, mas também outras doenças, como pólipos e miomas.

2. Mamografia

A mamografia é o principal exame para diagnóstico de câncer de mama e de qualquer alteração mamária suspeita. Durante o procedimento, os seios são comprimidos entre duas chapas anexas ao mamógrafo. Com isso, é possível capturar imagens e localizar possíveis lesões, nódulos e cistos.

3. Densitometria Óssea

No exame de densitometria óssea é possível quantificar o percentual de perda de massa óssea, diagnosticando ou descartando casos de osteopenia e osteoporose. O procedimento é feito com radiação ionizante, porém, é menos radiativo que demais exames.

4. Exame de sangue

A menopausa também pode ser confirmada e acompanhada através de um exame sanguíneo que informa o nível de formações hormonais da paciente.

Entre em contato com a Radioclínica!

Assim como esses exames, a mulher deve permanecer fazendo o exame preventivo Papanicolau pelo menos até os 65 anos. Por isso, mantenha a sua saúde em dia. Agende já seus exames de imagem na Radioclínica!