Importância do preparo adequado nos exames de imagem!

A radiologia é um campo da medicina extremamente importante para a saúde da população mundial. A realização dos exames de imagem serve, não só para o diagnóstico e tratamento de doenças, mas, principalmente, para a prevenção delas. Entretanto, muitas pessoas não fazem os procedimentos periodicamente, provocando o agravamento dos quadros. Quando os exames estão em dia, eles podem aumentar a expectativa de vida dos pacientes. Porém, a realização de procedimentos requer atenção aos detalhes, em todos os preparos e recomendações. Tenha um diagnóstico seguro realizando o preparo adequado nos exames de imagem!    

O que são exames de imagem?   

Os exames de imagem são procedimentos que investigam alterações na anatomia humana sem a necessidade de abertura por intervenção cirúrgica. Atualmente, existem diferentes tecnologias que conseguem analisar as partes do corpo, identificando lesões, nódulos ou alterações suspeitas.   

As imagens internas obtidas garantem uma análise minimamente invasiva dos tecidos, células e órgãos. A maioria dos procedimentos são indolores e muito rápidos de serem realizados.   

Principais exames de imagem   

O avanço da radiologia e da medicina garantem diagnósticos cada vez mais seguros. Até mesmo as doenças de difícil detecção ou em estágios muito iniciais podem ser descobertas devido à alta sensibilidade dos equipamentos e à correta interpretação da equipe médica.   

Os exames de imagem mais conhecidos são a ultrassonografia, a tomografia e a ressonância magnética. A mamografia, por sua vez, é um procedimento essencial para a preservação da saúde da mulher. Além desses procedimentos, a densitometria óssea também é um exame de imagem muito solicitado pelos médicos, para investigar condições específicas. Saiba mais sobre esses métodos:   

Ultrassom   

Considerado um dos exames mais acessíveis, o ultrassom analisa diferentes regiões do corpo através de ondas sonoras. O uso de um transdutor com gel, em contato com a parte investigada, proporciona imagens em tempo real.   

Tomografia Computadorizada   

Extremamente seguro, o tomógrafo – máquina de raio-x – captura fotografias das mais diversas partes do corpo como tórax, crânio, abdômen etc. A tomografia é muito simples e rápida, além de sua radiação ser considerada baixa.   

Ressonância Magnética   

Livre de radiação, a ressonância é uma opção de exame muito avançado e sensível na detecção e acompanhamento de doenças graves. É muito indicado para investigar partes delicadas – como pés, crânio, tendões etc. – capturando imagens por meio de um campo magnético.   

Mamografia   

A mamografia é considerada o principal método de rastreio do câncer de mama. Nódulos e lesões suspeitas podem ser descobertos pela compressão das mamas em duas espécies de chapa de raio-x, conhecidas como mamógrafo.   

Densitometria Óssea   

A densitometria óssea é um exame que avalia a massa óssea do corpo diagnosticando possíveis casos de osteopenia ou osteoporose. O procedimento avalia regiões como fêmur e coluna lombar.   

A importância do preparo adequado nos exames de imagem!  

Antes de se submeter a qualquer procedimento, lembre-se de retirar as dúvidas junto a clínica de imagem. Qualquer exame clínico requer preparo e recomendações bem específicas. Seguir essas orientações é fundamental para que as imagens sejam capturadas corretamente, evitando erros no diagnóstico. Veja as principais orientações para um preparo adequado nos exames de imagem:   

Jejum   

O jejum facilita a visualização das estruturas internas – pela ausência da sobreposição de gases – e permite a visualização da vesícula biliar distendida. Além disso, em geral, é necessário o uso de contraste endovenoso. Esse preparo pode variar entre 4h e 12h, dependendo do tipo de exame solicitado. Alguns procedimentos necessitam de jejum total e outros podem solicitar uma dieta leve ou apenas ingestão de água. Informe-se!   

Medicamentos   

Os remédios de uso diário do paciente não devem ser suspensos, como medicamentos anti-hipertensivos ou antidiabéticos. Pensando nisso, apenas os remédios anticoagulantes devem ser interrompidos, caso seja necessário realizar uma biópsia.  

Tomar remédios, antes da realização de exames, é comum em muitos preparos – como antibióticos, antialérgicos ou laxantes, no caso de procedimentos que necessitam de uma limpeza intestinal. Nesses casos é preciso fazer uma limpeza intestinal para facilitar a visualização. Cada exame possui uma orientação de medicamentos diferente. Por isso, alguns compostos devem ser suspensos temporariamente ou terem seu uso direcionado pelo médico. 

Água   

O ultrassom de abdômen total, aparelho urinário e o de pelve são procedimentos em que é necessário estar com a bexiga cheia, proporcionando uma melhor visualização da região analisada. Por isso, uma hora antes do exame, é necessário ingerir de seis até sete copos de água, para facilitar a visualização. 

Entretanto, atente-se para não ingerir muito líquido antes e não conseguir esperar até a realização do exame. Quando realizado com a bexiga muito cheia, o exame pode se tornar desagradável ao paciente. 

Alergia  

O contraste endovenoso utilizado na tomografia é feito a partir do iodo. Já para a realização da ressonância magnética, o contraste utilizado é feito a partir do gadolínio. Ambas as substâncias podem causar alergias, principalmente o iodo. Por isso, caso o paciente seja alérgico, o uso do contraste deverá ser proscrito – ou seja, a substância não será utilizada – ou o paciente deverá tomar antialérgicos um dia antes da realização do exame, evitando possíveis reações.

Somente o médico solicitante do procedimento ou um médico radiologista podem decidir qual a opção mais adequada para o paciente e para o exame. Em alguns casos, o exame pode ser realizado sem o uso do contraste, não causando nenhum prejuízo ao diagnóstico. 

Exames nas crianças  

Em crianças até 6 anos, na maioria dos casos, não há necessidade de jejum ou estar com a bexiga cheia para realizar os exames de ultrassom. Entretanto, para os exames de pelve, numa investigação de puberdade precoce, é necessário que o paciente esteja com a bexiga cheia. Para os exames com contraste, é necessário que um jejum de, pelo menos, quatro horas. 

Manter-se quieto 

A maioria dos exames de imagem necessitam que o paciente permaneça imóvel durante sua realização. No caso das crianças, é essencial que os pais conversem com elas antes do procedimento, além de distrai-las na hora do exame. Para os pacientes que tem claustrofobia, os exames podem ser realizados com sedação, de preferência em um ambiente hospitalar e com monitoramento de um anestesista. 

Exames anteriores  

Outra orientação importante é quanto aos exames realizados anteriormente. Ao fazer um novo procedimento, leve consigo os laudos antigos e imagens dos últimos dois anos. Se você já é paciente da Radioclínica e fez seus exames conosco, é possível acessa-los diretamente na clínica por meio do histórico médico. 

Ao conversar com o médico ou com a equipe de enfermagem, não esqueça de informar seu histórico de saúde, cirurgias, medicamentos em uso e o motivo da solicitação do exame!  

Escolha bem sua clínica!   

Como percebido, o preparo irá variar de acordo com o procedimento a ser realizado. Por isso, após a prescrição do seu médico, entre em contato com uma clínica confiável. Retire todas as dúvidas na Radioclínica e agende já seu exame!   

Posts Recentes

Categorias

A Radioclínica foi fundada em 1995 e representa uma sociedade de médicos radiologistas que atua no segmento de serviços de diagnóstico por imagem na cidade de Uberlândia.

Tem alguma dúvida, depoimento ou qualquer outro ponto? Deixe um comentário abaixo!