Aumento nos casos de câncer de mama: a importância da mamografia!

O câncer de mama permanece sendo um dos cânceres que mais afetam e vitimizam o público feminino. Somente a prevenção é responsável por evitar o diagnóstico tardio e o número expressivo de óbitos em todo o mundo. Entretanto, tais cuidados vêm sendo deixados de lado.

Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer de Mama) apontam um alto crescimento nos casos de diagnóstico da doença entre 2020 e agora. Além disso, a previsão de aumento deve se manter também em 2022. Descubra o que está ocasionando esses casos e como se prevenir!

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama ocorre quando existe uma multiplicação descoordenada de células anômalas na região dos seios. A doença é caracterizada por nódulos duros nas mamas que, geralmente, não causam dor, mas que podem se espalhar para outras partes do corpo.

Existem vários tipos de câncer de mama, sendo o Carcinoma de Células Epiteliais o mais comum. Apesar de ser considerada uma patologia feminina, afetando principalmente mulheres em menopausa e com mais de 50 anos, 1% dos casos podem acometer homens.

Principais sintomas

Como citado anteriormente, tal patologia geralmente não causa dor. Porém, existem alguns sintomas notáveis durante o diagnóstico por um profissional qualificado, como:

• Cisto;
  • Nódulo;
  • Pele avermelhada;
  • Alteração no mamilo;
  • Nódulos no pescoço e axila.

Líquidos anormais nos bicos dos seios e coceira nas mamas são sintomas que podem ser identificados no diagnóstico de um tumor. Entretanto, os mesmos sintomas também podem ser causados por outras condições, já que são sinais comuns para diversas patologias.

O câncer, quando há lesões avançadas, pode ser identificado através do exame de toque (palpação), feito em casa e com apalpamento dos seios. Entretanto, somente exames, como mamografia, ultrassom e ressonância magnética, podem identificar lesões pequenas, antes de serem palpáveis, confirmando a doença e oferecendo um diagnóstico preciso.

O que provocou o aumento nos casos de câncer de mama?

Em 2021, até então, já foram contabilizados mais de 66 mil casos de câncer de mama. Desse total, mais de 18 mil mulheres morreram. A verdade é que a pandemia do Corona Vírus e o medo de contágio paralisou todo o mundo.

No âmbito da saúde, infelizmente, não foi diferente. Como as pessoas deixaram de ir a clínicas e médicos, caíram expressivamente o número de mamografias realizadas e o percentual de tratamentos em continuidade.

A importância da mamografia no diagnóstico precoce

Quando o câncer de mama é descoberto em seu estágio inicial, as chances de cura podem chegar a 95%. É por isso que os exames preventivos são indispensáveis para a saúde da mulher. Ao longo da pandemia, os exames que não foram suspensos, foram remarcados.

Isso impacta diretamente na descoberta e tratamento da doença. Dessa forma, os cânceres que vem aparecendo já estão em estágio avançado. Mas, com a mamografia é possível maior assertividade no diagnóstico.

O que é mamografia?

A mamografia é um exame de rastreio por imagem altamente sensível que visualiza as estruturas mamárias e auxilia no diagnóstico preciso de câncer de mama e outras patologias da localidade. Com ela é possível avaliar o tecido mamário, identificando nódulos bastante pequenos e não palpáveis.

Alterações e lesões não perceptíveis com o exame de toque ou ultrassom podem ser captadas pelo procedimento. Quando algum nódulo suspeito é identificado, parte do material é coletado e enviado para biopsia e avaliação do patologista. É importante dizer que a mamografia não é indicada somente para casos de câncer de mama.

A RadioClínica cuida de você!

Independente das circunstâncias a sua saúde nunca pode ser deixada de lado! Se você tem histórico familiar de câncer de mama, parente de primeiro grau diagnosticado com câncer de ovário, está na menopausa ou tem problemas hormonais, realize a sua mamografia!

Menstruação precoce, obesidade e sedentarismo também são fatores de risco. O indicado é que mulheres com mais de 40 anos façam o exame anualmente. Nossa clínica conta com a primeira mamografia digital da região. Retire suas dúvidas e agende já o seu horário na RadioClínica!