Assim como outros exames preventivos, a mamografia deve ser feita em qualquer época do ano. Porém, muitas mulheres não conhecem a sua importância para a prevenção do câncer de mama, a segunda neoplastia que mais acomete mulheres em todo o mundo.
Para isso, existe o Outubro Rosa, a campanha de conscientização do público feminino sobre a importância da prevenção. Saiba mais sobre o rastreamento precoce dessa doença!
O que é Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente por entidades públicas e privadas de saúde. A sua primeira edição aconteceu em 1990 nos Estados Unidos, durante a 1ª Corrida pela Cura, organizada pela Fundação Susan G. Komem for the Cure. No evento, laços rosa foram distribuídos para todas as participantes.
Desde então, ações vêm sendo realizadas para incentivar mulheres a fazerem os exames preventivos, em especial a mamografia, considerado o principal método de rastreamento de nódulos e tumores.
O que é mamografia?
A mamografia é um exame que consegue identificar não só nódulos, mas qualquer lesão, tumor ou anomalias existentes na região mamária. Ele é realizado através do mamógrafo, um aparelho de raio-x que registra imagens da anatomia dos tecidos. Tais imagens são feitas através de uma espécie de bandeja que comprime os seios, identificando alterações.
Como a mamografia é realizada?
A mamografia não é um exame complexo. Para que as imagens dos seios sejam capturadas, a paciente só precisará retirar blusa e sutiã e se posicionar frente ao mamógrafo, com as mãos atrás da cabeça. O seio ficará no meio do mamógrafo.
As chapas se fecharão, comprimindo os seios e capturando as imagens necessárias para análise. Apesar de rápido e simples, a mamografia pode ser desconfortável devido à compressão dos seios. Entretanto, a sensibilidade de dor tende a variar entre as pacientes.
Contraindicações
Em geral, a mamografia deve ser realizada por todas as mulheres. Porém, não costuma ser recomendada para avaliação de mulheres com menos de 25 anos ou jovens com mamas densas.
Nesses casos, ultrassom e ressonância magnética são os exames mais indicados. Mesmo assim, se um nódulo preocupante for localizado, o resultado deverá ser complementado com a mamografia.
Quais os benefícios da mamografia preventiva?
A mamografia é um exame fundamental para a saúde da mulher. Apesar de causar desconfortos, o procedimento só traz vantagens para quem o realiza periodicamente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a realização anual do exame é obrigatória para mulheres à cima dos 40 anos. Confira as vantagens mamografia:
Chances de cura
O diagnóstico precoce aumenta significativamente o índice de cura da mulher, podendo chegar a 95%.
Baixa na mortalidade
O câncer de mama apresenta alto índice de mortalidade. Porém, em consequência dos tratamentos preventivos, o número de morte também pode diminuir em até 30%.
Casos assintomáticos
Cânceres em estágios iniciais não apresentam sintomas. Entretanto, a mamografia consegue detectar qualquer anormalidade antes que o quadro complique.
Pequenos nódulos
Por ter alta sensibilidade, a mamografia identifica nódulos muito pequenos, de 1mm, apontando os primeiros sinais radiológicos da doença.
Tratamento menos traumático
O tratamento de câncer é bastante invasivo. Porém, quando descoberto cedo, essa experiência pode ser mais rápida e menos traumática, podendo evitar até quimioterapia (dependendo dos casos).
Principais orientações do Outubro Rosa!
Ações como o Outubro Rosa fazem a diferença. Seu propósito e metas são muito claros, pois através do movimento, mulheres são orientadas a:
- Adquirir uma vida saudável;
- Buscar conhecimento sobre o tratamento;
- Participar de redes integradas de apoio;
- Procurar por clínicas de imagem e postos de saúde;
- Realizar o autoexame periodicamente;
- Realizar os exames preventivos!
Nós cuidamos da sua saúde!
A prevenção deve ser um hábito na vida das brasileiras! A Radioclínica está aqui para atendê-la da melhor forma. A nossa mamografia é realizada em uma sala humanizada, facilitando a experiência. Agende seu horário!