É fundamental que todos façam visitas periódicas em médicos e realizem exames preventivos para saber como anda a saúde do corpo. A prevenção é a melhor escolha para auxiliar na identificação de doenças ainda em fase inicial. Com um diagnóstico precoce, o tratamento adequado e eficaz é realizado também de forma rápida, aumentando muito as chances de cura de inúmeras doenças.
Por isso hoje, iremos listar alguns exames importantes para a saúde da mulher, são eles:
Exames de imagem: Ressonância de pelve
A ressonância magnética da pelve é realizada para avaliar:
- Bexiga e ureteres;
- Trompas, ovários e útero;
- Próstata e vesículas seminais;
- Reto e canal anal;
- Regiões inguinais;
- Vasos sanguíneos;
- Linfonodos.
Seu médico pode indicar a realização de uma ressonância da pelve para quando surgir sintomas como:
- Dor pélvica;
- Dor ao urinar ou defecar;
- Constipação;
- Sangramento vaginal anormal;
- Sangramento retal anormal;
- Dificuldade para engravidar, entre outros.
Normalmente o exame é solicitado para diagnosticar ou descartar doenças, como: Anomalias congênitas; Inflamações e infecções nos órgãos pélvicos; Lesão ou trauma na pelve; Endometriose; Miomas uterinos; Cistos ovarianos; Câncer de próstata; Hiperplasia da próstata; Casos de suspeita de câncer.
Ultrassom mamas e axilas
O ultrassom das mamas é um exame feito com o objetivo de observar possíveis alterações mamárias e também nas axilas. Debaixo do braço há também estruturas que são importantes para a detecção do câncer. A ultrassonografia mamária é indolor e rápida de ser realizada.
O médico que opera o ultrassom consegue identificar camadas de gordura nas mamas, bem como estruturas líquidas, entre outras. Com um olhar atento, o profissional pode analisar nódulos, cistos, possíveis assimetrias em nódulos, líquidos que apresentam anormalidades e entre outros.
Ultrassom pélvico
Outro tipo de exame usado para avaliar a saúde da mulher é o ultrassom pélvico. Normalmente ele é solicitado para avaliar os órgãos internos femininos, como ovários, útero e trompas, para diagnosticar a presença de alterações ou patologias, acompanhar a gestação, ou mesmo controlar a ovulação de mulheres que estão tentando engravidar.
Para realizar o ultrassom da pelve é necessário a ingestão de grande quantidade de água nas horas que antecedem o exame. Isso permite que o exame seja realizado em um momento em que a mulher está com a bexiga cheia, garantindo a melhor visualização dos órgãos.
Ultrassom transvaginal
O ultrassom transvaginal é normalmente indicado para avaliar a saúde do aparelho reprodutor da mulher (útero, trompas e ovários). Esse exame ajuda a identificar miomas, cistos e tumores, além de auxiliar no diagnóstico da endometriose. No caso de pacientes que usam DIU, o transvaginal também é indicado para verificar a posição.
Mamografia Digital: Faça seus exames regularmente!
A mamografia é indicada para mulheres a partir dos 35 anos, com histórico de câncer de mama na família, ou após os 40 anos, sem histórico familiar. O exame é o maior aliado na prevenção a esse tipo de câncer.
O ultrassom das mamas também pode ser indicado para complementar o diagnóstico, dependendo de certas condições que serão analisadas pelo médico especialista. Vale lembrar que, ele não substitui a realização da mamografia.
Cuide da sua saúde!
(34) 3210-2054
(34) 99693-7937
Av. Cipriano Del Fávero, 510 – Centro, Uberlândia.