O que é a tomografia computadorizada?
A tomografia é um exame que utiliza radiação ionizante, assim como o raio-x. Entretanto, neste procedimento, o tubo que emite a radiação gira em torno do paciente, permitindo assim a obtenção de imagens de todas as estruturas internas, em cortes submilimétricos e também reformatações em 3D nos tomógrafos mais modernos, multislice. Dessa forma, o exame permite a análise de diversos tecidos e órgãos em múltiplos planos – uma espécie de “fatias” das estruturas corporais.
Assim como no raio-x, a tomografia computadorizada é um método excelente para visualização de ossos, estruturas com ar no interior, como o tubo digestivo e pulmão, além de cálculos renais, por exemplo. A realização do procedimento é indicada para casos de fraturas, hemorragias, tumores e qualquer avaliação de:
- Abdômen;
- Coluna;
- Crânio;
- Membros inferiores e superiores;
- Problemas renais;
- Pulmão;
- Entre outros.
Casos que necessitem de melhor visualização das estruturas vasculares podem utilizar o contraste, uma substância a base de iodo injetada na corrente sanguínea. Alérgicos ao composto e grávidas não devem realizar o exame. Já aqueles com função renal comprometida ou asmáticos devem ser analisados para verificar a necessidade e possibilidade de utilizar o contraste.
Como a tomografia é realizada?
O exame é rápido, levando ao todo, no máximo, 15 minutos. É necessário realizar jejum e colaborar com o exame, ficando imóvel durante a aquisição das imagens. Em pacientes crianças pequenas ou com função cerebral comprometida, o exame pode ser feito com sedação leve.
A #Radioclínica oferece vários exames de #TomografiaComputadorizada feitos por profissionais capacitados e com atendimento humanizado.
Programe seu exame:
f. (34) 3210-2054 | Whatsapp (34) 9 9693-7937
Av. Cipriano Del Fávero, 510 – Centro | Uberlândia-MG