A importância da tomografia nos cuidados pós Covid!

A população já está ciente que o pulmão é a parte do nosso organismo mais comprometida com os casos agudos de Covid-19. Porém, o vírus SARS-COV-2 é responsável não só por desenvolver quadros de infecções, trombose pulmonar e pneumonias, mas também por deixar graves sequelas posteriores.

Suspeita-se que a doença desencadeie várias complicações ao longo do tempo, como de ordens alergênicas, respiratórias e até neurológicas. Entretanto, são as complicações nas funções pulmonares que, de fato, têm sido mais comprovadas pela medicina.

Mesmo após um longo período, as sequelas podem ser constatadas através dos exames de imagens. A tomografia computadorizada, por exemplo, tem sido um procedimento fundamental nesses diagnósticos. Saiba mais!

O que é tomografia computadorizada?

Considerada um dos exames de imagens mais seguros que existe, a tomografia computadorizada é uma moderna tecnologia bastante eficaz e segura, que produz imagens de alta qualidade com baixa exposição a radiação. Com a finalidade de diagnosticar lesões e alterações suspeitas, o exame é indicado para monitorar regiões como:

• Crânio;
  • Coluna;
  • Tórax;
  • Seios da face;
  • Ouvidos;
  • Abdômen;
  • Rins e vias urinárias;
  • Intestinos e demais membros.

Através do procedimento é possível confirmar a existência de doenças graves como pneumonia, embolia e aneurismas, mas, também, complicações secundárias, como é o caso das sequelas ocasionadas pelo Covid-19.

Como realizar o exame de tomografia?

A tomografia é um exame rápido e simples de ser feito. Para que as imagens possam ser capturadas pelo tomógrafo, o paciente deve deitar em uma maca e permanecer imóvel até o final do procedimento. O tempo de duração da tomografia é de aproximadamente 15 minutos, podendo variar de acordo com a parte do corpo investigada.

Qual é a importância da tomografia no tratamento pós Covid?

Pesquisas realizadas apontam que um terço dos pacientes já recuperados de quadros agudos de Covid-19 apresenta sequelas nas funcionalidades do pulmão.

O uso de tomografia computadoriza do tórax comprovou a existência de alterações que similares a fibrose pulmonar. O estudo frisava “opacificação, consolidação, reticulação e alterações fibróticas”. Ainda, 26% dos acompanhados também apresentaram dificuldade em enviar o ar inalado para a corrente sanguínea (difusão anormal do dióxido de carbono).

Nos casos de avaliação pós Covid-19, também é possível utilizar um tipo de exame especial, conhecido como tomografia de alta resolução, para detectar a presença de fibrose pulmonar sequelar à infecção. Esse exame realiza cortes submilimétricos, permitindo assim a visualização de estruturas menores.

Outra aplicação muito utilizada, é a realização de exames das estruturas vasculares do pulmão, que podem causar a trombose conhecida com tromboembolismo pulmonar (TEP). Tal doença, um dos danos causados pelo Covid-19, pode ser detectada através da angiotomografia pulmonar.

Pacientes de risco

O Covid-19 reage de forma diferente em cada organismo. Por isso, nem todas as sequelas citadas à cima serão perceptíveis em todos que contraíram o vírus, ainda que tenham ficado em estado grave. Porém, é importante sempre estar atento caso você seja do grupo de risco ou apresente outras complicações pulmonares. Afinal, os pacientes que mais tiveram os exames comprometidos foram:

• Pessoas com mais de 50 anos;
  • Portadores de síndromes respiratórias agudas;
  • Fumantes.

Essa pesquisa foi realizada com pacientes selecionados, seis meses após a contração do vírus. Entretanto, ainda não é possível confirmar se essas sequelas são desencadeadas por conta da ação do Covid, ainda presente no organismo, ou então pela progressão de lesões ocasionadas durante o processo inflamatório.

Agende o seu exame!

O Covid-19 é um vírus extremante novo. Por isso, pesquisas continuarão a ser realizadas para que a medicina obtenha mais respostas sobre os seus riscos. Antes disso, é importante contar com o devido acompanhamento clínico e preventivo.

Assim como a tomografia, a ressonância magnética é outro excelente procedimento para diagnóstico de alterações e doenças. Se você já contraiu o vírus Covid-19, investigue o seu corpo e mantenha-se prevenido! Entre em contato com a RadioClínica e agende o seu exame.