O Agulhamento de Mama é simplesmente uma marcação pré-operatória de uma determinada lesão suspeita e que não é palpável, isto é, sentida ao exame clínico, e que necessite de uma investigação adicional através de cirurgia. O objetivo é colocar um marcador (fio metálico) no interior ou o mais próximo possível da lesão a ser operada. Isso permite que o cirurgião siga o fio guia até a ponta para que essa lesão possa ser retirada.
O Agulhamento de Mama também pode ser feito através do ultrassom ou da mamografia. O procedimento dura cerca de 20 a 30 minutos e necessita apenas de anestesia local.
Quem Deve Fazer o Procedimento?
O procedimento é feito quando solicitado pelo médico, que através de avaliações e exames anteriores determina a necessidade do agulhamento.
Quando é indicado?
O agulhamento ou localização de lesões mamárias será solicitado sempre que exista uma lesão na mama que não seja palpável, isto é, sentida ao exame clínico, e que necessite de uma investigação adicional através de cirurgia.
É necessário algum preparo?
Não é necessário nenhum preparo específico. Mas existem algumas recomendações, tais como:
- Não usar talco, creme ou desodorantes na região das mamas e axilas;
- Tomar banho antes de vir à clínica, pois o curativo não poderá ser molhado;
- Trazer um top de ginástica ou soutien firme e, de preferência, vir com blusa abotoada na frente;
- Solicitar que alguém a acompanhe no dia do procedimento. Você deverá ficar com os braços em repouso até o momento da cirurgia.
Os cuidados após o exame serão informados pelo médico que realizá-lo.
excelente, muito bom