Antes de se iniciar qualquer tratamento, é necessário confirmar ou afastar o diagnóstico positivo para o câncer de mama. Isso é feito mediante análise ao microscópio do material extraído por biópsia.

Para lesões (nódulos) palpáveis de mama, podem ser feitos os seguintes tipos de biópsia:

👉 Biópsia de fragmento – É feita por punção utilizando um trocater. Permite a retirada de alguns milímetros de tecido (amostra geralmente suficiente) para exame. Requer apenas anestesia local e é feita no consultório.
Biópsia cirúrgica – Quase sempre é feita com a paciente sob anestesia geral e permite a remoção total da área nodular. O material pode ser analisado durante a cirurgia e com resultado imediato, por exame de cortes de congelação do tecido, ou, depois, mediante cortes mais finos, sob inclusão de parafina, com resultado disponível de 12h a 48h.
Para lesões não-palpáveis, pode-se realizar:

👉 Mamotomia – Feita sob anestesia local, no serviço de Radiologia, sob visão da mamografia ou ultrassonografia. Utiliza-se uma agulha grossa, também do tipo trocater, adaptada a um sistema de disparo automático e de máquina geradora de vácuo. Retira-se até 1,5cm3 de tecido. Um clip metálico de alguns milímetros é aplicado no lugar, para orientar eventual cirurgia posterior para lesões suspeitas mais difusas, ou quando se deseja exame intraoperatório de congelação.

👉 Biópsia cirúrgica orientada – Está técnica depende da aplicação prévia de um fio metálico (agulhamento), também sob mamografia ou ultrassonografia. A biópsia é feita procurando a ponta do fio que deve estar ancorada na área suspeita.
Tanto no ROLL, como na biópsia com guia metálico, é fundamental a mamografia do material retirado para atestar a extração da lesão.

Agende seu horário: f. (34) 3210-2054 | 📲 (34) 9 9693-7937

📍 Av. Cipriano Del Fávero, 510 – Centro | Uberlândia-MG

#BiópsiaDeMama #CoreBiopsy #Radioclínica #Uberlândia

Posts Recentes

Categorias

A Radioclínica foi fundada em 1995 e representa uma sociedade de médicos radiologistas que atua no segmento de serviços de diagnóstico por imagem na cidade de Uberlândia.

Tem alguma dúvida, depoimento ou qualquer outro ponto? Deixe um comentário abaixo!