O câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens, conforme a idade avança, maiores são as chances de ele aparecer. É por isso que homens com mais de 50 anos de idade devem fazer os exames preventivos pelo menos uma vez por ano. As causas ainda são desconhecidas, mas o câncer de próstata apresenta altos índices de cura, especialmente se detectado no início. Portanto, a informação ainda é o melhor caminho para o controle da doença.

A princípio, é importante explicar que a próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada próximo à bexiga, que envolve a parte superior da uretra. O câncer de próstata ocorre quando as células dessa glândula começam a se dividir e a se multiplicar, levando à formação de um tumor.

Para fazer o diagnóstico do câncer de próstata os métodos mais conhecidos são: a dosagem do antígeno prostático específico (PSA), por meio de um exame de sangue, e o toque retal, um procedimento indolor e rápido, por meio do qual se verifica a presença de anormalidades na próstata, como nódulos ou áreas endurecidas. Além disso, para uma avaliação mais precisa, também há a ultrassonografia da próstata, que pode ser feita de duas maneiras: por via abdominal e por via transretal. Por via abdominal, o paciente mantém a bexiga cheia para que seja possível observar alterações na próstata, bexiga e vesículas seminais. Este é um exame simples e não invasivo, que demonstra de forma adequada o volume da próstata. Também permite a avaliação da capacidade do indivíduo de esvaziar a bexiga e o volume de resíduo pós-miccional.

Qualquer pessoa do sexo masculino pode desenvolver o câncer de próstata em algum estágio da vida. No entanto, acredita-se que alguns fatores podem influenciar o aparecimento da doença, como: o fator genético, indivíduos que possuem familiares com histórico de câncer de próstata, especialmente parentes de primeiro grau, têm maiores chances de apresentar o problema; homens de pele negra também tendem a desenvolver mais a doença do que os indivíduos de pele branca.

Na maioria dos casos, o câncer de próstata tem uma evolução assintomática na fase inicial. Por isso é tão importante a realização de exames periódicos em homens acima dos 50 anos. Previna-se.

Posts Recentes

Categorias

A Radioclínica foi fundada em 1995 e representa uma sociedade de médicos radiologistas que atua no segmento de serviços de diagnóstico por imagem na cidade de Uberlândia.

Tem alguma dúvida, depoimento ou qualquer outro ponto? Deixe um comentário abaixo!

  1. Osmar de Oliveira Alves 29 de julho de 2018 at 14:51 - Reply

    Preço de ultrssonografia de próstata via abdominal. Preço e se é preciso pedido médico.

  2. Wallace Guimarães pereira 8 de agosto de 2018 at 18:29 - Reply

    No laudo da ultrasonografia abdominal da prostata , se existirem nódulos tem que ser especificado no resultado?

  3. Wallace Guimarães pereira 8 de agosto de 2018 at 18:32 - Reply

    No laudo da ultrasografia abdominal da próstata, se diagnosticado nódulos tem que ser por escrito no mesmo*?