Neste dia internacional da mulher, gostaríamos de abordar a importância da mamografia, que é um tipo de radiografia especial, realizada com aparelhos específicos para avaliação das mamas. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detecção precoce do câncer, ou de qualquer alteração nas mamas, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, ou seja, muito pequenas.

Lembrando ainda que homens também podem desenvolver o câncer de mama, mas segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), é bastante raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Mamografia Digitalizada

Um dos avanços recentes da mamografia é a mamografia digital, que é a utilizada pela Radioclínica. Ela se assemelha à convencional por usar raios X na produção das imagens, no entanto, o sistema é equipado com receptor digital e um computador, a imagem mamográfica é então capturada por um detector eletrônico especial de raios X, que converte a imagem numa foto digital e pode ser revisado no monitor do computador. Através do computador, o radiologista pode alterar a magnificação, orientação e brilho para verificar melhor áreas da mama.

Na mamografia digital os procedimentos são os mesmos, a mulher fica de pé, a pressão sobre o seio continua e segundo os médicos necessária para a superposição de tecidos e descobrir nódulos minúsculos e, em seguida, um dispositivo eletrônico grava as imagens geradas pelo raio X, apenas 15 segundos após a exposição.

O autoexame das mamas

O autoexame das mamas faz parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo. De acordo com o INCA, o autoexame das mamas não pode ser visto como estratégia isolada de detecção precoce do câncer.

As evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para o rastreamento e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Além disso, este pode trazer consequências negativas, como aumento do número de biópsias de lesões benignas, falsa sensação de segurança nos exames falsamente negativos e impacto psicológico negativo nos exames falsamente positivos.

Lembre-se, portanto, que o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade.

Posts Recentes

Categorias

A Radioclínica foi fundada em 1995 e representa uma sociedade de médicos radiologistas que atua no segmento de serviços de diagnóstico por imagem na cidade de Uberlândia.

Tem alguma dúvida, depoimento ou qualquer outro ponto? Deixe um comentário abaixo!