Osteoporose na menopausa: conheça o exame indicado!

É muito comum que as pessoas com mais idade tenham os tendões, cartilagens e ossos enfraquecidos. Várias doenças podem surgir com disso e, uma delas, é a osteoporose. Já é comprovado que o gênero feminino apresenta maiores riscos de desenvolver tal doença, do que o gênero masculino. 

Dados apontam que, a cada três casos de osteoporose, dois deles são em mulheres. Uma das razões para esse índice estar diretamente ligado ao público feminino é a menopausa, período hormonal pelo qual toda mulher passa. Portanto, saiba qual é o exame indicado para prevenir essa doença! 

O que é osteoporose?

A patologia conhecida como osteoporose é definida pela perda de massa óssea. Com o passar do tempo, os ossos vão se tornando porosos e frágeis, correndo um grave risco de fraturas. 

Principais causas da osteoporose!

Devido às alterações hormonais, ser mulher é visto como um fator de risco por si só. Entretanto, outros fatores também devem ser observados:  

  • Alcoolismo;  
  • Condições genéticas;  
  • Consumo de certos medicamentos;  
  • Diagnóstico de lúpus;  
  • Estilo inadequado de vida;  
  • Histórico familiar;  
  • Reumatoide;  
  • Entre outros.   

A osteoporose e a menopausa!

A menopausa é o período da vida da mulher onde acontece a última menstruação. Sua fertilidade cessa e toda essa transformação ocorre devido à baixa da produção hormonal. Essas alterações trazem também sintomas e complicações de saúde para a mulher.   

Uma delas é a perda de cálcio, que acaba deixando o osso cada vez mais poroso. Junto disso, vêm fatores como ganho de peso e perda muscular, interferindo na resistência corporal.   

Sintomas da menopausa

A perda de massa óssea é quase imperceptível. Até que um osso se quebre, a paciente pode ser assintomática. Porém, algumas pessoas relatam sentir dores excessivas na coluna. Com a chegada da menopausa, o recomendado é que exames periódicos sejam realizados para prevenir a doença.   

Qual é o exame indicado para a osteoporose?   

A doença e pode ser facilmente prevenida já que, antes de se desenvolver, é possível detectar a osteopenia. Essa é uma condição que aponta alterações ósseas. Em ambos os casos, o exame mais indicado é densitometria óssea. Saiba mais!  

Densitometria Óssea

O exame avalia e quantifica os minerais presentes nos ossos. Através dele é possível diagnosticar os estágios da doença ou a existência da osteopenia. A densitometria é feita pelo aparelho densidômetro de forma rápida e indolor.   

Como prevenir a osteoporose?

Uma vez diagnosticada, é importante saber que a osteoporose não tem cura. Porém, é possível sim evitar a fratura do osso, controlando a doença. Previna-se adotando algumas medidas em sua rotina, como:   

  • Consuma alimentos ricos em cálcio;  
  • Evite álcool, café e refrigerantes;  
  • Faça exercícios físicos com peso;  
  • Pegue sol para repor a vitamina D;  
  • Recorra aos suplementos vitamínicos.  

Alguns alimentos, ricos em cálcio e que dão resistência os ossos, são: leites e derivados, peixe, soja, folhas escuras e castanha do Pará.   

Entre em contato com a RadioClínica!

A densitometria óssea devem ser realizada anualmente por todas as mulheres à cima dos 40 anos. Se você se enquadra nessa faixa etária ou fatores de riscos, agende já o seu exame na RadioClínica!

Tem alguma dúvida, depoimento ou qualquer outro ponto? Deixe um comentário abaixo!