1,5 milhão é o número de pessoas sofrem de artrite reumatoide no Brasil – doença autoimune e inflamatória que pode atingir cartilagens, ligamentos e ossos, causando sua destruição ao longo dos anos. De origem desconhecida, a artrite reumatoide provavelmente é de causa multifatorial, decorrendo de uma combinação de predisposição genética disparada por um fator ambiental, resultando em uma resposta autoimune contra os tecidos sinoviais, que recobrem tendões, articulações e bursas, com hiperplasia sinovial e formação de pannus (que consiste em um tecido inflamatório crônico sinovial), destruindo cartilagem e o osso subcondral.

As manifestações musculoesqueléticas são dominantes e as mais precoces na artrite reumatoide. Por isso, a ressonância magnética é um aliado importante na avaliação das pequenas articulações que costumam ser comprometidas pela artrite reumatoide. Os sintomas iniciais da doença são: dores generalizadas, indisposição, cansaço, rigidez matinal, inchaço das articulações das mãos e punhos, geralmente simétricos; nódulos reumatoides (localizados debaixo da pele, principalmente em áreas de apoio). Tais sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças, devido a isso é importante que o paciente procure um reumatologista para conduzir ao diagnóstico e tratamento corretos.

Sendo assim, a ressonância magnética é essencial para o diagnóstico de artrite reumatoide. O exame é realizado com maior conforto numa cadeira reclinável, inserindo-se apenas a área anatômica de interesse no equipamento. Além de simplificar e adiantar o exame, o paciente se sente mais tranquilo ao saber que não será necessário ficar deitado em um espaço restrito – o que é particularmente importante em casos de claustrofobia. Outra vantagem é que o paciente infantil ou idoso pode ser acompanhado por um familiar o tempo todo.

Posts Recentes

Categorias

A Radioclínica foi fundada em 1995 e representa uma sociedade de médicos radiologistas que atua no segmento de serviços de diagnóstico por imagem na cidade de Uberlândia.

Tem alguma dúvida, depoimento ou qualquer outro ponto? Deixe um comentário abaixo!

  1. Conceicao Aparecuda Silva 22 de abril de 2021 at 10:22 - Reply

    Bom dia

    Já tentei fazer este exame e não consegui por causa da ansiedade.Agora médico pediu vou tentar fazer.o que devo fazer para acabar com ansiedade e o medo sinto falta de ar.obrigada