A ressonância magnética de coluna (RNM) é um exame não invasivo utilizado para diagnosticar uma série de irregularidades nessa região, como a hérnia de disco. Além disso, tal exame pode ser feito com total conforto e segurança para os pacientes.
Quer entender mais sobre o tema? Neste texto vamos mostrar o que é a hérnia de disco e o que pode causar esse tipo de lesão. Posteriormente, diremos quais são os sintomas e como é possível diagnosticar a hérnia com a RNM. Além disso, diremos quais as melhores formas de tratamento.
O que é hérnia de disco?
A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com maior frequência na região lombar. Tal condição é resultado do desgaste dos discos intervertebrais, o que comprime as raízes e causa grande dor ao paciente. Sendo assim, essa alteração pode provocar dores nas costas e sensibilidade nos pés, coxas e perna.
Não há cura para a hérnia de disco, porém ao ser identificada, tal problema pode ser devidamente cuidado com uma equipe multidisciplinar. Dessa maneira, é possível aliviar as dores do paciente e ainda garantir a melhora da qualidade de vida, além de prevenir que a doença evolua rapidamente.
O que pode causar esse tipo de lesão?
Além da má postura, a hérnia de disco pode ser causada por uma série de hábitos negativos. Confira algumas causas a seguir:
- Fatores hereditários;
- Fatores psicológicos e psicossociais;
- Prática esportiva em excesso ou feita de forma inadequada;
- Movimentos repetitivos;
- Traumas diretos;
- Sedentarismo;
- Idade avançada;
- Levantar, puxar ou carregar objetos pesados com frequência.
Além disso, é importante destacar que a hérnia de disco costuma acometer mais as pessoas entre os 30 e 50 anos. Entretanto, não é incomum ela afetar também pessoas mais jovens, ainda mais quando elas têm predisposição genética ou alguns dos hábitos mencionados acima.
Os sintomas
O principal sintoma da hérnia de disco é dor lombar. Porém, essa dor pode irradiar para outros membros e assim causar dormência e fraqueza. Além disso, a hérnia de disco pode ser assintomática ou ainda causar dores que podem ser leves, moderadas ou intensas, em último caso as dores tornar-se incapacitantes.
Diagnóstico da hérnia de disco
Para realização do diagnóstico de tal condição, o profissional de saúde costuma avaliar o seu histórico além de sintomas e a realização de exame físico. Porém é somente com a realização da ressonância magnética que o resultado é mais preciso.
Por que a RM é considerada padrão ouro no diagnóstico das hérnias de disco?
Como foi dito no tópico anterior, é por meio da realização da ressonância magnética da coluna que o diagnóstico de hérnia de disco é decisivo. Desse modo, esse exame torna-se padrão ouro na medida em que ele localiza com precisão o local da coluna em que está a lesão e qual o seu tamanho. Assim é possível definir o melhor tratamento.
O que é a Ressonância Magnética de coluna lombar?
A ressonância magnética é um exame de imagem que permite a alta visualização de lesões, principalmente em regiões de tecido mole, como é o caso do núcleo gelatinoso deslocado, causador da hérnia de disco. Tal procedimento oferece imagens em 3 cortes – horizontal, vertical e longitudinal – além de uma assiduidade de diagnóstico em diversas outras patologias. No caso da RM de coluna lombar, o equipamento em questão é direcionado para a região da coluna, podendo analisar com precisão todas as vertebras e cartilagens dessa região.
Qual a melhor forma de tratamento da hérnia de disco?
A hérnia de disco, como já relatado, é uma doença que não há cura. Porém, o quadro pode ser diminuído com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Além disso, para diminuir a dor ainda é possível participar de sessões de fisioterapia e acupuntura para aliviar a dor, possibilitando assim retorno das atividades de rotina.
Agende seu exame na RadioClínica!
Ao longo deste texto mostramos o que é a ressonância magnética de coluna e como esse exame pode ser ideal para identificar a hérnia de disco. Para isso, dissemos o que é a lesão e quais os fatores que a causam. Posteriormente, dissemos o porquê de a RNM ser o procedimento padrão para analisar a hérnia e quais as melhores formas de tratamento. Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de agendar o seu exame com a RadioClínica!