Angiotomografia pulmonar no diagnóstico de tromboembolismo pulmonar!

A embolia pulmonar, também clinicamente chamada de tromboembolismo pulmonar (TEP), é um quadro grave que exige rápido diagnóstico e tratamento para evitar o óbito do paciente. Estudos apontam que a complicação apresenta mortalidade de até 30% dos casos, sendo muitos deles mortes súbitas.

Infelizmente, os registros de tromboembolismo pulmonar aumentaram em decorrência da Covid-19, sendo uma consequência das contaminações mais severas. Por isso, é importante fazer o acompanhamento adequadamente. Devido a sua tecnologia e alta precisão, a angiotomografia pulmonar é o exame mais indicado para esse diagnóstico. Saiba mais!

O que é TEP?

O tromboembolismo pulmonar (TEP) se desenvolve quando vários coágulos de sangue (trombos) se desprendem e migram de veias sistêmicas para o leito vascular do pulmão. Os trombos que acometem o sistema pulmonar podem surgir de diferentes regiões do corpo.

Entretanto, quando se soltam pela corrente sanguínea, se alojam nas artérias pulmonares e acabam bloqueando o fluxo sanguíneo. A complicação pode ser classificada como submaciça e maciça. A maciça é caracterizada por comprometer o funcionamento da artéria pulmonar, podendo gerar disfunções, dilatações, isquemias e até débitos cardíacos.

Fatores de risco

O tromboembolismo pode trazer complicações fatais ao paciente. Pessoas com diagnóstico de estase venosa e hipercoagubilidade estão mais propensas a desenvolver TEP.

Porém, circunstâncias como gestação, período de pós parto, fraturas, realização de procedimentos cirúrgicos longos com o uso de anestesia e, ainda, imobilização prolongada também podem ocasionar coágulos (trombos).

Quais são os sintomas do TEP?

O tromboembolismo pulmonar é uma circunstância de saúde que desenvolve quadros de diferentes graus, indo desde poucos sintomas até o colapso sistêmico. Veja os principais indicativos de TEP:

• Batimentos acelerados;
  • Dor peitoral;
  • Falta de ar;
  • Febre;
  • Respiração acelerada;
  • Som e ruídos ao respirar;
  • Tosse.

O que é angiotomografia?

No final dos anos 90, a angiotomografia revolucionou a forma de obter diagnóstico de TEP, substituindo rapidamente outros tipos de técnicas, como a angiografia, feita via Raio-X. O exame permite diagnosticar doenças em todo o sistema circulatório, visualizando e capturando imagens detalhadas de veias e artérias através de um tomógrafo computadorizado de última geração.

Como é feito o exame de angiotomografia?

Comparada a angiografia, a angiotomografia possui diagnóstico mais preciso e é minimamente invasiva. Enquanto a primeira utiliza um cateter diretamente na veia para identificar problemas de circulação sanguínea, a angiotomografia visualiza os vasos sanguíneos via imagem, usando somente contraste.

Esse contrate é aplicado na veia, permitindo visualizar melhor a região a ser investigada que, nesse caso, é o pulmão. Logo após, o paciente entra em um aparelho de tomografia onde as imagens serão capturadas. As fotos obtidas são enviadas para um computador de análise.

Nesse processo, os vasos sanguíneos podem ser acompanhados em tempo real, já apontando alguma placa ou fluxo sanguíneo alterado. O procedimento dura cerca de 15 minutos no qual o paciente deve permanecer imóvel para não comprometer a captura das imagens.

Qual a importância da angiotomografia para o diagnóstico?

Estima-se que cerca de 70% dos casos de embolia pulmonar não sejam corretamente diagnosticados. Devido a sua gravidade, o TEP necessita de um diagnóstico imediato a partir da percepção dos sintomas. Somente assim é possível evitar complicações severas e, principalmente, o óbito.

Com o tratamento adequado, a mortalidade de 30% dos casos cai drasticamente, ficando entre 8% e 2%. Entretanto, por ser uma consequência do novo Covid-19, o tratamento preventivo deve ser adotado por todos aqueles que enfrentam ou tiveram quadros agudos com o vírus.

Agende o seu exame!

Para garantir o diagnóstico preciso, não faça a sua angiotomografia pulmonar em clínicas duvidosas! Procure os melhores profissionais para confiar a sua saúde. A RadioClínica se deixa à disposição para retirar as suas dúvidas. Entre em contato e agende os seus exames com tranquilidade!