Você sabe qual é a diferença entre uma Tomografia Computadorizada (TC) e uma Ressonância Magnética (RM)? Alguns afirmam que a tomografia computadorizada é como um raio-X mais sofisticado, em 3D, só que com uma dose maior de radiação; outros acreditam que a ressonância magnética não expõe o paciente ao mesmo risco, mas exige imobilidade por longos períodos. No entanto, a diferença entre os dois exames é mais abrangente do que isso, elas têm mecanismos muito diferentes, assim como suas aplicações.

A tomografia consiste, basicamente, em um raio-X ultrassensível de uma determinada parte do corpo. Assim que os feixes atravessam o órgão, formam uma imagem, que é recebida e reconstituída no computador. Quanto maior o número de lâminas, melhor a resolução da imagem. Sendo assim, a TC é ótima para detectar tumores, fraturas, hemorragias, avaliar o sistema nervoso central, alterações nos ossos ou pulmões, etc.

Já a RM utiliza um equipamento – um tubo comprido e largo, aberto nos dois extremos – que fornece imagens em três planos, criando um campo magnético que envia ondas de rádio ao corpo e mede a liberação de energia das células. É como uma fotografia tridimensional do corpo visto por dentro. Por isso, a ressonância é ideal para investigar algumas lesões. Iniciado o exame, o paciente deve se deitar e ficar imóvel.

Em ambos os exames, é necessário que o paciente tire qualquer objeto metálico, inclusive próteses, ambos também dispensam preparação prévia ou dieta alimentar especial ou internação e duram de 20 a 40 minutos. As mulheres devem informar o seu médico sobre uma possível gravidez e tanto homens quanto mulheres precisam relatar todos os medicamentos dos quais fazem uso.

É importante lembrar, no entanto, que a interação entre médicos clínicos e radiologistas é fundamental para definir o método diagnóstico mais acertado, sendo que, em alguns casos, um exame é complementar ao outro.

Posts Recentes

Categorias

A Radioclínica foi fundada em 1995 e representa uma sociedade de médicos radiologistas que atua no segmento de serviços de diagnóstico por imagem na cidade de Uberlândia.

Tem alguma dúvida, depoimento ou qualquer outro ponto? Deixe um comentário abaixo!

  1. ROSANGELA 26 de janeiro de 2017 at 11:59 - Reply

    eu tenho uma dor insuportavel a ponto de so passar com tramal,fiz uma RM que nao acusou nada , aminha duvida é, se houvesse um tumor a RM mostraria?

  2. arlwy ferrreira dos reis 6 de fevereiro de 2017 at 09:44 - Reply

    preciso de fazer ressonancia magnetica pelo sus mas ddemora

  3. DURCELY 10 de abril de 2017 at 08:30 - Reply

    TENHO HERNIA DE DISCO QUAL O EXAME IDEAL PARA MEU DIAGNOSTICO

  4. DURCELY 10 de abril de 2017 at 08:31 - Reply

    TENHO HERNIA DE DISCO CERVICAL E LOMBAR QUAL O EXAME IDEAL?

  5. DURCELY 10 de abril de 2017 at 08:35 - Reply

    TENHO HERNIA DE DISCO QUAL O EXAME IDEAL?

  6. Carlos 28 de maio de 2018 at 21:57 - Reply

    Para crianças qual a mais correta entre TC e RM. Qual a radiação entre ambos. .

  7. Julio Antonio Candido 20 de setembro de 2018 at 17:36 - Reply

    A pessoa que tem grampos no cérebro em função de cirurgia realizada em 1970.( deve ser metálico)
    Pergunto: pode ser feito RM, qual o risco, existe outro exame tão eficaz que pode substituir a RM
    Obrigado;