Principais exames para diagnóstico do câncer de próstata!

Câncer de próstata: esse é um assunto delicado e comumente evitado por muitos homens. Por acreditar que sua masculinidade será afetada, o público masculino ainda tem muitos preconceitos sobre esse importante tópico para a saúde dos homens.

Entretanto, é através da informação e da realização de exames que ocorre a prevenção. Infelizmente, o câncer de próstata é uma patologia muito comum: tal condição é a segunda neoplasia maligna mais acomete os brasileiros atualmente. Existem, porém, alguns procedimentos que auxiliam no diagnóstico e na prevenção. Descubra!

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tumor que afeta uma glândula masculina, localizada envolta na uretra e a baixo da bexiga. A próstata é um pequeno órgão, responsável por produzir o sêmen, líquido que contém os espermatozoides. A patologia é caracterizada pela presença de células anômalas na região e no seu entorno – quando avançada.

Sintomas do câncer de próstata

No início, esse tipo de câncer não apresenta sintomas. Porém, conforme evolui, o paciente pode perceber alguns sinais como:

• Demora em começar e terminar de urinar;
  • Dificuldade em urinar;
  • Dor ao urinar;
  • Redução na potência do jato de urina;
  • Sangue na urina e sêmen;
  • Vontade frequente de urinar.

Alguns sintomas como dor óssea, infecções e insuficiência renal são comuns em casos de estágio avançado. Fique atento!

Incidências e chances de cura

O alto índice de câncer de próstata está relacionado à baixa realização de exames preventivos. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), a cada três anos mais de 65 mil casos de câncer de próstata são registrados no Brasil. Desses casos, 9 em cada 10 homens possuem mais de 55 anos.

Entretanto, o lado positivo é que, quando a doença é diagnosticada precocemente, ela apresenta altíssimas chances de curas. As taxas de sobrevida podem variar de 90% a 97%, dependo do quadro.

Os principais exames para diagnóstico de câncer de próstata

Existem diferentes procedimentos que auxiliam no diagnóstico e tratamento da doença. Os dois principais exames de rastreamento são o exame de PSA – Antígeno Prostático – e o método de toque retal, considerado fundamental para a investigação. Porém, exames de imagem, como a ressonância magnética multiparamétrica, propiciam um diagnóstico mais detalhado. Veja:

Dosagem de PSA

Esse é um exame de sangue que avalia a quantidade de antígeno prostático presente no organismo do paciente. Níveis altos dessa proteína podem indicar risco de câncer, já que ela é produzida ou por tecidos da próstata ou por células cancerígenas.

Um PSA com resultado superior a 10 pode representar 50% de chances de malignidade. Porém, o aumento desse antígeno pode significar também doenças benignas como prostatite e hiperplasia. Porém, cuidado: cerca de 20% dos tumores são encontrados em pacientes com níveis normais de PSA.

Toque retal

Por isso, a melhor forma de rastrear a doença é através do exame clínico de toque retal. O procedimento consegue detectar alterações na próstata como nódulos, endurecimentos e irregularidades no formato da glândula.

Para investigar, o médico introduz o dedo indicador no ânus do paciente usando uma luva lubrificada. O procedimento tende a ser desconfortável, porém, dura apenas alguns segundos.

Ressonância Magnética Multiparamétrica

Quando alterações suspeitas são detectadas, exames de imagem são solicitados para complementar o diagnóstico. Sendo realizada na região da próstata, a ressonância magnética é uma excelente opção para obter uma análise de altíssima tecnologia e sensibilidade. Através dela é possível estadiar a doença, avaliando a sua extensão.

Independente do exame, somente a realização da biopsia confirmará o câncer de próstata. Se informe!

Agende seu exame na Radioclínica!

A realização anual dos exames de rastreamento é recomendada para todos os homens com mais de 50 anos. Já a prevenção deve ser iniciada aos 40 em caso de histórico familiar de câncer de próstata. Cuide da sua saúde! Entre em contato com a Radioclínica e agende seus exames.