Para começar, você sabe o que é um exame de ultrassom com Doppler? O Doppler permite avaliar a circulação de vasos sanguíneos e o fluxo de sangue no corpo. Ou seja, seu foco é a vascularização, servindo para avaliar a circulação sanguínea do pênis. Normalmente, é realizado para diagnosticar possíveis problemas de fluxo sanguíneo que estão contribuindo para disfunção erétil ou outros problemas de saúde.

A fármaco indução é o procedimento em que o paciente recebe uma injeção de medicamento vasodilatador, aumentando o fluxo sanguíneo no pênis. Com isso, o médico radiologista pode avaliar com mais precisão o fluxo das artérias penianas e se está ocorrendo alguma obstrução ou escape de sangue. 

“Esse é o melhor exame para o paciente que precisa pesquisar as causas de uma disfunção erétil, principalmente aqueles que fazem uso de medicamentos e que não possuem resultados satisfatórios”, esclarece Dr. Douglas Assunção, médico radiologista da Radioclínica e especialista no exame. 

As causas da disfunção erétil pode estar relacionadas a:

  • Problemas circulatórios: a ereção depende diretamente do fluxo de sangue, por isso, se houver qualquer alteração que possa dificultar essa circulação pode causar a disfunção. Alguns problemas circulatórios podem ser decorrentes de algumas doenças também, como cardiovasculares (hipertensão ou doença arterial coronariana), diabetes, colesterol elevado e entre outras. 
  • Problemas neurológicos: a disfunção erétil pode sim estar associada a algum problema neurológico, quando há doença degenerativa, esclerose múltipla, doença de parkinson, AVC, tumores e traumatismos. 
  • Causas anatômicas ou estruturais: pacientes que possuem alteração na anatomia peniana desde o nascimento podem sim apresentar problemas de ereção e nas relações sexuais. Um dos exemplos é a doença Peyronie, é uma condição que ocorre a formação de uma placa de tecido endurecido ao longo dos tubos interiores do pênis, gerando assim uma curvatura anormal e dificultando a ereção. 
  • Distúrbios hormonais: os desequilíbrios hormonais que podem afetar diretamente a ereção são a falta de líbido, falta de testosterona, disfunções da glândula tireóide e entre outras. 
  • Uso de drogas: vários medicamentos podem causar problemas na ereção, tanto lícitos quanto os ilícitos são eles: anti-hipertensivos, remédios para depressão, antipsicóticos e drogas como álcool, heroína, cocaína e outras. 
  • Psicológicas: problemas como a depressão, estresse e ansiedade podem afetar muito os transtornos de ereção, justamente por diminuírem a libido. 

“A fármaco-indução é uma ferramenta muito valiosa para avaliar a saúde sexual masculina e com ela conseguimos detectar várias condições que possam afetar a função erétil. Muitas vezes esse exame é realizado em conjunto com outros, de acordo com indicação médica, podendo ser solicitado análise de sangue ou outros exames de imagem para se ter uma visão completa da saúde do paciente e um diagnóstico mais preciso”, ressalta Douglas. 

Alguns dos benefícios de realizar esse exame são: 

  • Diagnóstico preciso
  • Não invasivo
  • Resultado imediato 
  • Baixo risco.

O exame de ultrassom com Doppler peniano com fármaco-indução pode ser solicitado quando há suspeitas de:

  • Disfunção erétil: o exame é capaz de avaliar a circulação sanguínea e analisar possíveis causas subjacentes;
  • Estenose arterial: é quando as artérias que levam o sangue ao penis estão obstruídas. O exame auxilia na identificação e fornece informações sobre a extensão e a localização da obstrução;
  • Insuficiência venosa: quando o sangue não flui adequadamente nas veias do penis, resultando em ereção fraca ou inadequada. O exame identifica e consegue localizar a anormalidade. 
  • Peyronie: a doença que pode causar curvatura ou deformidade. O exame avalia a circulação sanguínea e diagnosticar as possíveis alterações relacionadas à doença;
  • Priapismo: é uma ereção persistente e dolorosa. O exame identifica as anormalidades na circulação sanguínea que podem estar contribuindo para o priapismo.
  • Tumores do pênis: apesar de raro, o crescimento de tumores na região genital pode afetar a circulação e função erétil. O exame analisa e descreve o local para tratamentos específicos. 

“Esse exame é importantíssimo para que possamos avaliar problemas significativos da saúde sexual masculina. Por isso, em caso de qualquer anormalidade, recomendo procurar um médico especialista para que ele possa solicitar os exames necessários. E vale lembrar que esse exame de ultrassom deve ser feito somente com médico especialista”, finaliza o médico radiologista. 

Aqui na Radioclínica, contamos com um corpo clínico de excelência e especializado para poder te atender da melhor forma. 

Dr. Douglas Assunção faz parte do nosso corpo clínico e foi co-autor do texto acima, ele médico radiologista, membro titular do Colégio Brasileiro em Radiologia (CBR) com Residência Médica Em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Pela Fundação Pio XII – Hospital Do Câncer De Barretos e Fellowship Em Radiologia Abdominal Pela Faculdade De Medicina De Ribeirão Preto (FMRP/USP). Além disso, também é especialista no exame de ultrassom com Doppler peniano com fármaco-indução. 

Agende seu horário!

(34) 3210-2054

(34) 99693-7937

Av. Cipriano Del Fávero, 510 – Centro, Uberlândia.

Posts Recentes

Categorias

A Radioclínica foi fundada em 1995 e representa uma sociedade de médicos radiologistas que atua no segmento de serviços de diagnóstico por imagem na cidade de Uberlândia.

Tem alguma dúvida, depoimento ou qualquer outro ponto? Deixe um comentário abaixo!