Novembro azul: combata o preconceito e trate o câncer de próstata!

Autocuidado e prevenção: o “Novembro Azul” está em vigor para conscientizar a população masculina sobre os cuidados com sua saúde. Infelizmente, por negligência ou preconceito com os exames, os homens evitam fazer os procedimentos de diagnóstico do câncer de próstata.

Isso faz com que, no Brasil, a doença seja a segunda principal causa de morte por neoplasias entre os homens. No mundo, isso representa aproximadamente 15 mil óbitos por ano, sendo que 9 entre 10 pacientes possuem mais de 55 anos. Saiba mais sobre a doença e busque se prevenir!

O que é o “Novembro Azul”?

“Novembro Azul” é a principal campanha de conscientização e de combate ao câncer de próstata. A ação surgiu em 1999, na Austrália, quando um grupo de amigos se juntaram realizando atividades e usando bigodes postiços.

Desde então, outros países aderiram ao movimento com o intuito de conscientizar sobre o câncer de próstata, e, também, relembrar a importância dos cuidados com outras doenças masculinas e exames preventivos.  No dia 17 desde mês celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tumor que afeta uma glândula masculina envolta na uretra e localizada a baixo da bexiga. Se trata de uma patologia muito comum, caracterizada pela presenta de células anômalas nesse minúsculo órgão, semelhante a pequena maçã.

A próstata é responsável por produzir o sêmen, líquido que contém os espermatozoides. Porém, quando doente e avançada, as células cancerígenas podem se espalhar para outros órgãos e tecidos próximos.

Principais sintomas do câncer de próstata

O câncer tende a ser uma doença silenciosa. Por isso, o de próstata também não costuma apresentar sintomas em seu estágio inicial, comprovando a importância dos exames preventivos. Mas, depois de certo estágio, é comum que apresente:

• Demora em começar e terminar de urinar;
  • Dificuldade em urinar;
  • Dor ao urinar;
  • Redução na potência do jato de urina;
  • Sangue na urina e sêmen;
  • Vontade frequente de urinar.

Em quadros já muito avançados é comum detectar-se dores ósseas, infecções e insuficiência renal.

Como tratar o câncer de próstata?

Existem duas principais formas de detectar o câncer de próstata: através do exame de toque retal e do PSA, um exame de sangue que analisa alterações nos antígenos prostáticos. Quando existe alta suspeita, uma ressonância magnética do local pode e deve ser realizada.

A biópsia de próstata confirmará a patologia. Então, o tratamento pode ser feito através da cirurgia, para remoção do câncer, e, posteriormente, com radioterapia e tratamento hormonal, dependendo do quadro do paciente. Porém, vale lembrar: dieta, exercícios físicos regulares e a redução de consumo de álcool e cigarro auxiliam na prevenção contra a doença.

O preconceito reduz as chances de cura!

Os homens possuem muita relutância em buscar informações e até mesmo falar sobre o câncer de próstata. Estima-se que 1 em cada 4 homem não realizem os exames preventivo por puro preconceito. Muitos acreditam que a sua masculinidade será afetada pelo exame de toque retal.

Entretanto, ao contrário do que imaginam, a próstata não é responsável pela ereção e orgasmo do homem. Dessa forma, combata o preconceito e realize os exames necessários! Quando o câncer de próstata é descoberto precocemente, as chances de cura podem alcançar 90%, já que se trata de um tumor de crescimento lento.

Porém, quando o diagnóstico é tardio, as chances de sobrevivência são muito pequenas. Homens com mais de 50 anos devem realizar os procedimentos anualmente. Se cuide!

Nós cuidamos da sua saúde!

Os sintomas iniciais de câncer de próstata são semelhantes a doenças benignas, como hiperplasia e prostatite. Não deixe a dúvida nortear sua vida! Realize os exames necessários. Entre em contato com a Radioclínica e agende seus horários!